REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA ETNOGRÁFICA (a partir de um vídeo-clip)

Praticar um trabalho de pesquisa acadêmica: diários de campo,registros fotográficos, entrevistas com os sujeitos participantes de sua pesquisa, filmagens, tudo se acumula e se torna parte da coleta e construção de dados para posteriores análises.

No entanto, longe do trabalho de campo ( no meu caso, as ruas e a metrópole), aliviado em uma poltrona da sala, bebericando algum etílico e 'zapeando' canais a procura de distração barata e sem compromisso, me deparei com alguns videoclips de bandas de rock dos anos de 1990, catalogados pela MTV como: 'clássicos'.

Um desses 'clips' chama-me atenção por se tratar de um grupo surgido na cidade de Seatle EUA, que juntamente de bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgardem, anunciou para o mundo o início da era grunge. A produção do vídeo deslocou os músicos do grupo Alice inChains através do deserto entre a fronteira do méxido e EUA e, num clima de documentário,registra cenas dos habitantes de vilarejos daquela região.

Mesmo não sendo um antropólogo mas atuando na área de educação, utilizo a metodologia etnográfica, por acreditar que através dessa forma de abordagem, alem de uma aproximação aos sujeitos que nos propromos a pesquisar, podemos vivenciar e experienciar toda atuação em campo.

O clipe em questão, alem de remeter à minha juventude, boa parte dela vivida na época, me incitou pela sua narrativa a refletir sobre algumas questões. Saliento que tais reflexões não se colocam como uma postura crítica, no sentido de desqualificar ou invalidar aquela produção audiovisual. A sua utilização aqui, procura agir como uma forma "visual' de reforçar minhas proprias reflexões acerca de algumas movimentações, métodos e aspectos que se encontram presentes em um trabalho de campo etnográfico.

1. o ponto de vista do pesquisador sobre os pesquisados: As cenas inicias da caminhada pelo deserto, se por um lado representam a chegada de 'estranhos' em visita a algum lugar, por outro podem reforçar a diferenciação eu/outros por parte dos músicos, que possivelmente buscavam outras locações para divulgar seus trabalhos.

2 . Os músicos como uma 'autoridade' em cena a tudo documentando e registrando, o que denota uma 'visão do fora', um ponto de vista externo que delimita linhas divisórias entre sujeitos de pesquisa e pesquisados. Ainda que em algumas cenas eles tentem se integrar à comunidade, sendo filmados no interior das residências locais.

3. Mesmo através deste olhar de fora, o vídeo ao registrar os aspectos sofriveis e a situação sócio-cultural das populações hispano-americanas, não possui o ranço de detonar criticamente a decadencia daquele povo, que está tão perto dos Estados Unidos, mas tão longe de Deus.".

Comments

Popular posts from this blog